terça-feira, 19 de março de 2013

Equinócio

Fenômeno acontece a partir do dia 21

Entre o dia 20 ou 21 e março de cada ano, acontece o equinócio, que representa a mudança de estação no hemisfério sul, para o outono, e no hemisfério norte, para a primavera. Com isso, a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios norte e sul recebem a mesma quantidade de luz. Isso ocorre durante duas vezes ao ano, normalmente nos dias 21 de março e 23 de setembro.
É um período do ano, em que a temperatura aumenta significativamente. A crença popular atribui o Dia de São José, no dia 19 de março, como data determinante para se confirmar o inverno. O sertanejo rende as suas últimas esperanças, com orações e várias manifestações de fé em todo o Ne.
Isso se explica, por ser um período do ano em que a luz solar incidirá com maior intensidade sobre um dos hemisférios, alternando em outra parte do ano, conforme o movimento do planeta. No entanto, em dois dias do ano, a Terra se situa em pontos onde os raios solares incidem perpendicularmente à linha do Equador, proporcionando a mesma distribuição de luz para os dois hemisférios, caracterizando o equinócio.
Fonte: Blog da Emparn

Nenhum comentário:

Postar um comentário