sexta-feira, 7 de junho de 2013

LANÇADA A SEMENTE, UM SONHO POR NOVO AMANHECER!

Jair Eloi de Souza

Os ramalhetes em verde samambaia, eram conduzidos pelas pequeninas criaturas em fila indiana, como se fossem presentes de papai Noel. Na verdade não eram bem ramalhetes colhidos nos descampados do tempo. As mãos que os seguravam, eram inocentes, não sabiam que carregavam a vida, pois, a germinação ocorrera, e aquelas mudas jovens de jucazeiros, sabiás e angicos, tinham uma vocação de serem acolhidas no horto da estação do verde, das bromélias, na grota sutil. Alguns dos pequeninos desengonçados, mas fiéis à tarefa de cumprir a missão, esboçaram um choro contido. As lágrimas e os flocos de suor molhavam as roupas simples. A cena me comovera, e minhas lágrimas foram acantonadas na estação da mudez, da reflexão. Eu indagava de mim mesmo. Porque só na ante-sala da velhice, a minha geração despertara para afagar a natureza? E aqueles "les petits enfants"*, já estavam nas ruas defendendo o direito de viver como nossos antepassados viveram?
por falta de gestos desse quilate, as velhas oiticicas da brava Severina de Justiniano, no Riacho do Saco, bem alí na biqueira da escola de Dona Margarida, foram talhadas a machado e queimado a fogo o seu lenho mais denso. Oiticicas duo-centenárias, tri-centenárias, cuja oferenda, era nos limites de dar sombras frias, frutos, óleo, e aconchego às formidáveis jandaíras, de onde minha guerreira mãe, colhia mel para remediar a tosse-brava que atormentava os pequeninos daquela época.
Assim, foi o fechamento da Semana do Meio Ambiente, com os bravos e heróis infantes roubando a cena de melhores atores. Ponto para as sacerdotisas da educação. Ví algumas delas, limpando o rosto de seus pupilos. Não era em sí um lampejo de civilidade e de bons ensinamentos, era um rasgo de ostentação em defesa da causa ambiental. Nossos agradecimentos também a essas heroínas do desasnar infantil.

Os ventos de travessia estão indo embora. Esperemos que os talhos na madeira
e o fogo nos arvoredos cessem. A mâe-da-lua não precisam chorar porque não encontrou alimentos noturnos; Os lobos também precisam uivar namorando e não correndo para não ser queimados vivos!

Arriba "Les petits enfants".

AGRADECIMENTOS: Nosso obrigado às Secretarias Municipais: Educação na pessoa de Ália Einer, Coordenadoras e Professores; Assistência e Promoção Social, na pessoa de Cristina e sua equipe, Saúde na pessoa Jeanne, Cordélia e os que fazem a saúde; Obras com foco para Gilvam; e a nossa equipe: De Assis pela sua militância, e as abnegadas meninas: Luzia, Macielle e Prissila.

Nosso agradecimento maior vai Para o Prefeito Elídio Araújo de Queiroz, razão da nossa escolha à frente da SEMMA. Espero continuar tendo o seu o apoio Prefeito Elídio, para o "Dia 14 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DE COMBATE À POLUIÇÃO". Jardim de Piranhas, nossa terra, vai sediar pela primeira vez: A Reunião da Associação Nacional do Meio Ambiente - ANAMAM- Lugar conquistado no voto, após defesa de cada Município do Rio Grande do Norte.

*Crianças em francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário