domingo, 6 de outubro de 2013

Sem ideologia, sem proposta, apenas para fazer enfrentamento

Cada vez mais me convenço que preciso de uma ideologia pra viver. Não consigo entender a política sem isso. Hoje o que se observa, e isso é inconteste, é que a política virou um balcão de negócios. Cria-se partidos como um coelho dá cria. Me refiro ao roedor pois que quando este animal prolifera é em montão, como diria o matuto. E, claro. Partidos nanicos são criados para barganhar. Único, talvez, a ser criado com seriedade seria o Rede Sustentável, da ex-ministra Marina Silva. Mas, por ironia do destino o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrou sua criação por unanimidade.
Mas no que quero me deter hoje, caro leitor, é sobre uma notícia que li na Folha de S. Paulo, sob o título,  ”No ceará, PSDB filia médicos contrários a programa federal”. Diz o texto:
Médicos do Ceará se filiaram ontem ao PSDB para fazer oposição ao governo federal e protestar contra o programa Mais Médicos, aposta da presidente Dilma Rousseff para fixar médicos em periferias de capitais e no interior.
Houve 30 filiações de médicos ontem e estão previstas mais 200 até sábado, segundo a sigla. Desses, dois foram escolhidos para disputar os cargos de deputado estadual e deputado federal em 2104.
“Escolhemos o PSDB porque queríamos um partido que fizesse oposição ao PT”, afirmou a pediatra Mayra Pinheiro, 45, uma das que devem disputar cargo em 2014.
Segundo ela, houve uma articulação nacional em reuniões da categoria e ficou acertado que os médicos se filiarão a siglas de oposição também em outros estados. A médica diz que a categoria não se opõe ao programa, mas à forma como foi implantado, sem discussão com a classe e mediante contratação de estrangeiros sem revalidação do diploma.
Caro leitor. Os médicos, segundo a reportagem, articularam uma filiação em massa de profissionais contrários a forma como foi implantado o “Mais Médicos” em partidos de oposição ao governo petista. Ou seja, querem fazer da política-partidária uma bandeira de luta particular. O objetivo aí não é o bem comum, mas os interesses de uma categoria. Contudo e infelizmente isso não é novidade na política tupiniquim. Exemplos temos aos montes, hajam vistas as bancadas ruralistas, evangélicas e por aí vai. O PSDB ao que parece quer criar a “bancada anti-Mais Médicos”.
É quando eu digo, sem ideologia, sem proposta, apenas para fazer enfrentamento.
E viva Cazuza: “ideologia, quero uma pra viver”
Fonte: Coluna do Barbosa. Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário