terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ministério Público deflagra operação Coiteiros em Caicó

Desde as primeiras horas da manhã de hoje, 25 de fevereiro, uma operação conjunta deflagrada pelo Ministério Público Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, cumpre mandados de prisão, de busca e apreensão e de condução coercitiva para desarticulação de organização criminosa atuante na região do Seridó do Rio Grande do Norte.
Ao todo dezesseis mandados de prisão, 65 de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva estão sendo cumpridos em seis municípios da região, incluindo algumas fazendas. Equipes do BOPE e do NOE com especialização em operação na caatinga participam das ações e também equipes com cães farejadores. Participam ainda quatorze promotores de Justiça, no total de 250 profissionais atuando na operação. Dentre os investigados estão empresários e agropecuaristas, policiais militares e um agente penitenciário. Os crimes investigados são constituição de milícia privada, homicídios, tortura, tráfico de drogas e associação para tal, corrupção ativa e passiva, dentre outros.
O nome de batismo da operação remete a uma expressão popular, de uso tipicamente sertanejo, referente à conduta de “dar coito”, que significa a ação de articular esconderijo, proteger, dar apoio logístico , financeiro, lobby a foragidos da Justiça ou a pessoas respondendo a processos e com histórico de valentia, apto a causar temor a populares ou numa acepção mais ampla, apoio a atividades criminosas em geral. Na base da organização criminosa há intrincada relação entre a pistolagem e o tráfico de drogas, dentre outros crimes, ramificado o tráfico a partir de Caicó para outras cidades do Seridó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário